quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

OI! VOCÊS SE LEMBRAM DA MINHA VOZ? CONTINUA A MESMA. MAS O MEU PESO...

Aiai.

Lá pelos primórdios daqui do A.C.N.A., eu havia feito uma dieta legal, com exercícios e etcs. e jurei nunca mais engordar. Estava a uns 10 quilos da minha meta quando tive uma mudança brusca de rotina e acabei engordando um pouquinho. 6 meses depois, nova mudança de rotina e mais um ganho de peso. Voltei à minha rotina de sanfona. Emagreci. Engordei. Emagreci novamente. E aí a sanfona resolveu emperrar no modo engordation turbo plus. Quando estava magra, eu sonhava que saía comendo tudo e mais um pouco e me tornava enorme. Consegui virar meu próprio pesadelo: aquela pessoa que não cabe em alguns tipos de cadeiras, que não pode usar um cinto se segurança abdominal sem uma extensão, que só consegue encontrar roupas em lojas Plus Size (onde elas ou são caríssimas ou daquele tipo que minha bisavó se sentiria velha usando). Pelo menos há a "vantagem" quando se anda de ônibus: se há mais lugares vazios, o último a ser ocupado será o do seu lado. Você viaja de forma um pouco mais confortável, mas se sente como se estivesse carregando lixo tóxico.

Psicologicamente, esses dois últimos anos como obesa quase mórbida não me fizeram bem. Autoestima bem baixa mesmo, a ponto de ter vergonha de sair na rua. Justo eu, que sempre amei andar. Sem me mexer direito, fui engordando ainda mais e com o excesso de peso comecei a cansar quando queria me movimentar. Passei a ter dores, a dormir muito mal. Verdadeiro círculo vicioso, mesmo. Uma mulher de 44 anos que se sente como se tivesse mais de 80.

Já fazia um tempo que estava ensaiando quebrar esse círculo, sem saber direito como romper, e aí resolvi mudar aos poucos. Num primeiro momento, retomei as caminhadas, sem me preocupar muito em mudar a forma de me alimentar. Aí no último domingo acordei pensando: é hoje. ESTOU em reeducação alimentar. Não quero mais me sentir mal. Não quero mais me sentir cansada. Não quero mais brigar com o espelho. Quero minha vida de volta. Neste primeiro momento, estou substituindo as besteiras por frutas, e tentando balancear melhor as refeições. Também faço caminhadas diárias, quase uma hora por dia, antes do sol ficar forte. E já me sinto um pouco melhor. Só não faço ideia QUANTO que eu estava pesando, já que há pelo menos 4 anos não pisava numa balança. Sempre tive a certeza de ter chegado aos 3 dígitos e ainda achava que havia ultrapassado MUITO esse peso. Hoje de manhã, com o apoio moral da minha caçula, finalmente me pesei. 103,5. Sim, está trágico. Mas eu pensei que o estrago fosse até maior. E, por incrível que pareça, me senti animada. Não falta muito para eu sair desses três dígitos. É o primeiro objetivo.

E vambora caçar receitas lights na internet!!!