quarta-feira, 4 de março de 2015

BALANÇO DO MÊS

Cinco semanas desde a primeira pesagem. 99,5. Quatro quilos se foram. Acrescentei frutas e legumes à alimentação e cortei frituras. Tenho procurado comer de tudo. Alguns dias me permiti dar umas saídas, quando tinha muita vontade, mas procurei não ser gulosa. Comi sem culpa.

Atividades do período:
- 15 minutos de alongamentos - deveria ser diário, mas tenho sido preguiçosa (este ponto tenho que melhorar neste próximo mês);
- caminhada contínua de uma hora por no mínimo 5 dias da semana;
- jogo de dança do Wii - uma a duas horas (dependendo do pique) - no mínimo 3 vezes por semana.

Alcancei a primeira de minhas metas:
1- Sair da faixa dos 3 dígitos de peso - OK

Havia me prometido algum presente a cada meta alcançada, mas já havia me dado no início da semana: duas túnicas tamanho G (sei lá há quanto tempo não cabia em uma), uma camiseta baby-look GG (que também não uso há anos) e uma bermuda de cotton GG (o meu tamanho antigo era XG).

Próxima meta:
2- Baixar meu IMC para Obesidade tipo I - a partir dos 97,6.

Junto com essa meta, tenho que voltar a alongar. Confesso que sou preguiçosa, pois das atividades citadas acima é a única que faço com algum sacrifício - as outras duas eu adoro.

Até a próxima postagem!

PEQUENOS OBJETIVOS

Acho que um dos maiores erros de quem pretende emagrecer é o de querer voltar ao corpo que tinha em poucos dias. Eu mesma fiz muito isso. Fiz todo tipo de dieta maluca, emagreci rápido e quando parei, engordei tudo e mais um pouco.

Quando estamos na faixa do sobrepeso, é muito mais fácil. Poucos quilos perdidos e eles aparecem. Por outro lado, quando estamos obesos, muitas vezes precisamos perder muito para chegarmos ao sobrepeso.

Fiquei anos sem me pesar, pois pelas roupas e o espelho eu tinha certeza de que estava acima dos 100 quilos. Assim que me pesei, fiz as contas. Sem contar o que considero o meu peso ideal (entre 65 e 62 quilos), para a minha altura eu entrarei na faixa do peso normal somente aos 69,7. Ou seja: são 33,8 quilos para deixar de ser "gordinha".

Não tenho vontade de fazer coisas malucas e nem pretendo emagrecer rápido. Assumi o compromisso de uma mudança de vida, com uma alimentação mais adequada e menos sedentarismo. O ojetivo é, ao final do processo, ter emagrecido 40 quilos. Posso emagrecer em um ou dois anos e, para não desanimar no processo, estabeleci 10 pequenos objetivos:

1- Sair da faixa dos 3 dígitos de peso;
2- Baixar meu IMC para Obesidade tipo I - a partir dos 97,6;
3- Emagrecer os primeiros 10 quilos - quando chegar a 93,5;
4- Pesar menos de 90 quilos;
5- Baixar meu IMC para Pré-Obesidade, quando alcançar os 20 quilos perdidos - 83,5;
6- Pesar menos de 80 quilos;
7- Chegar aos 30 quilos emagrecidos - 73,5;
8- Sair da faixa dos 70 quilos e alcançar um IMC adequado - 69,7;
9- Chegar aos 65 quilos;
10- Alcançar a minha meta dos 40 quilos emagrecidos, com 63,5.

Enquanto isso, vou curtindo cada pequeno progresso, a melhora da autoestima e da disposição.